segunda-feira, 25 de abril de 2016

DE PEQUENINA SE TORCE A ABÓBORA MENINA

Ter amigos é muito importante. AMIGOS DE VERDADE! É o que nos faz caminhar.
Essa cara sou eu!
Antes mesmo de eu saber ler e escrever a minha tia explicou-me o que era exploração, desconstruindo a minha ideia que explorador era um aventureiro que enfrentava leões e tigres na floresta instigante e perigosa. Ela explicou que os meus avós, seus pais, eram explorados na Alentejo latifundário. Que eles trabalhavam muito para comer um pedaço de pão, nem sempre com chouriço. Uma explicação clara para uma menina, como eu, de 5 ou 6 anos.
Mais tarde eu recebi este livro no meu aniversário de 11 anos. Acho que foi a mesma tia que me ofereceu; a mesma que tinha um rol de revistas "Mulheres" que tratava de assuntos sobre a condição da mulher no Portugal democrático e no mundo. Confesso que não fazia ideia que o Brasil fosse tão surpreendentemente machista e que esse machismo é sublinhado pelo comportamento de algumas mulheres. Mas isso já é outro texto.
Por isso digo e repito volvidos anos e a viragem do século e milénio: FASCISMO NUNCA MAIS!
Ana Piu
Brasil, 25 de ABRIL SEMPRE. 2016

Contestação com um sorriso nos lábios e com o humor inteligente e delicioso do Quino.


Sem comentários:

Enviar um comentário