segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SE ELE ME AMA JÁ GANHEI O DIA *este texto é aconselhável para pessoas sensíveis e desaconselhável para pessoas suscetiveis de sofrerem dogmatite aguda

No semáforo recuso dois jornais. O destak e o metro. Ah pois! do outro lado do mundo também esses forros de gavetas. Decidi há algum tempo que nem tudo o que é gratuito faz bem, assim como nem tudo é caro é de boa qualidade. Recuso-me a encher-me de lixo tóxico e emocional. E as noticias desgraçeiras fazem muito mal ao meu bem estar psico motor. No entanto tenho à mão o Le Monde Diplomatique Brasil deste mês. Na capa os títulos são: Grécia a oportunidade de sair do euro; A reação da direita Lei da Mordaça na Espanha; Mulheres os segredos das combatentes curdas; Redução da Humanidade (acerca da redução penal da maioridade no Brasil), etc, etc.

Ontem li sobre a redução da maioridade em que o artigo da psicanalista Ana Olmes finaliza: " O jovem precisa, ao contrário da iniciativa de reduzir a maioridade, é de inclusão social, não de exclusão."

Hoje leio sobre a situação na Grécia e Espanha. Portugal, que na mesma situação está, nem uma referência. Enfim!... Não é por aí que o gato vai às filhoses. Publicamente escrevo nesta crónica para o mundo: ao ler a situação em que a Europa se encontra e a galopante fúria da direita conservadora com o se seus bancos multinacionais destroem a vida das pessoas, choro. Sim, choro e aquele gosto metálico entre a indignação e a raiva, de há uns anos a esta parte, volta. No artigo do economista e deputado do Syrisa,  o Costas Lapavitsas este escreve: "A politica alemã conduz a UEM ao fracasso. Mas ela vai destruir a Grécia primeiro." Fzzzz respiro e as lágrimas caem. Estamos encurralados pelos neo fascistas? EU NÃO QUERO ESTAR ENCURRALADA! MESMO QUE PASSE PELA LOUCA! E VOU USAR A MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ATÉ ONDE EU PUDER!

No artigo sobre a lei da mordaça em Espanha a jornalista Cecicila Valdez informa que "Uma pessoa que informar no Facebook ou no Twitter sobre um ajuntamento visando perturbar a ordem pública, por exemplo, agora corre o risco de ser acusada de delito se infrações forem cometidas durante o evento. (...) A Human Rights Watch e a ONU expressaram preocupação diante de tais atentados na Espanha. Sem surtir menor efeito."

No semáforo penso nisto tudo e tento relaxar. Um grupo de mulheres passa. Uma delas diz: " Jesus te ama. Viu?" A outra que vai atrás olha para mim com ar de surpresa e faz uma careta. Rimo-nos as duas e encolhemos os ombros.

Continuo o caminho mais leve e com o desejo intimo de conhecer esse tal de Jesus que me ama. Espero que seja de carne e osso e esteja solteiro. Sim, porque a partir de agora quero ser tratada como uma diva! Uma diva esculhambada, fora dos padrões dos mídia. Uma diva respeitada, valorizada que retribuirá com a mesma moeda. Mas uma diva! Porque mereço! Olé!

Ana Piu
Br, 10.08.2015

Twiggy, uma diva eternamente surpreendida com o mundo em que vive



Sem comentários:

Enviar um comentário