sexta-feira, 10 de outubro de 2014

LAMPIANDO NAS ESTRADAS DE BOM CAMINHO


Em 2011 nascia Maria Bonita com as suas aventuras e desventuras. Ainda por terras além mar, perto daquela praia mais ocidental da velha Europa. Tentava esticar o pescoço para ver se avistava girafas e outros animais da savana em terras do norte de África. Pareceu-lhe escutar muito ao longe um tucano.  Do outro lado do mar como quem vira um pouco o tronco e a cabeça. Esticou o tronco para norte e viu vikings e vikingas. Ainda pensou refastelar-se na terra das bolas de Berlim, mas o canto do tucano era mais forte. Respirou fundo, passaram-lhe várias nuvens pela vista e pensou:"Ai caraças! Ou eu não me chamo Maria Bonita e não me lampeio daqui para fora e vai tudo num virote!" E assim foi. E assim é! Hoje é Má Ri Bô! Para dar um ar chique e aquela piscadela de olho como quem diz:
" Alto e pára o baile! Oh que eu faço cara de Má, mas que Ri e depois até sou Bô(azinha), mas só depois de fazer Bôôô.Só para ver quem se assusta, mas fica. Só para ver se assusta a si mesma, mas não desiste. Sim, porque isso de ficar e não desistir, de desistir e ficar, de não ficar e de não desistir tem muito que se lhe diga. Mas essa Má Ri Bô! Vou-te contar! Canta que é uma maravilha! Até o avião abana! E quem canta seus males espanta e para a frente é que é caminho! Enfim, vidas!


Este texto foi escrito na sequência das seguintes palavras publicadas on line por uma amiga que por acaso, mas mesmo muito por acaso fomos colegas na terceira classe, aos oito anos. E muito mas muito por acaso (?!) fizemos aquele encontro das emigras agora na última visita a Lisboa. Não estive com muitos amigos que vivem em Lisboa ( está o recado dado eheheh) , mas estive com a Sara que vive com a sua cria em Moçambique. Partilho aqui estas palavras que tanto me emocionaram:


"Há quase dois anos que peguei nas "valises" e arranquei para a maior aventura da minha vida com o meu pequeno criaturo. Depois de aterrar na minha primeira escala (Macau), recebi esta bonita homenagem da minha amiga querida, Susana. Daí, depois de falhada essa primeira tentativa, "abalamos"para Maputo. Apesar de muitas vezes ter posto a hipótese de vir para Moçambique, foi difícil ter-me sentido obrigada a fazê-lo por esse desgoverno que vai dando cabo do meu país numa altura em que a imigração estava a léguas dos meus planos. A raiva já vai sarando, dois anos depois, mas as saudades dos amigos e família nunca vão ter grande solução. E com amigos destes dá para perceberem porquê."


Quanto a mim, também estou praticamente sarada. Não diria da raiva e sim da indignação. Indignada com um país deprimido, chorão, comido pelo neo liberalismo e que no final de contas pouca falta lá faço. Mas isso o que importa?!?! O MUNDO É GRANDE! É ENORME! Desejo que o meu país saia dessa neurose coletiva que nem se dá conta dos recursos que tem e chora muitas vezes de barriga cheia. Agora, deste lado do mar faço coro com a Maria Bonita, aliás Má Ri Bô: " Viva o nordeste e tudo o que o circunda!" Com a salvaguarda que a arma da Má Ri Bô é a sua arte, como os outros que fazem da cantiga uma arma pacifista. Nunca é demais sublinhar esse aspecto da luta.

Ana Piu
Br, 10.10.2014

Dádá, Maria Bonita, Lampião na estrada do Bom Caminho



Má Ri Bô olhando o seu país como se se olhasse ao espelho. Está assustadamente indignada


Demonstra a sua indignação

Má Ri Bô olha no horizonte, livra-se daquela maldita rede e abre a fuga. Isto é liberta-se de si mesma

Sem comentários:

Enviar um comentário