quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O MARAVILHOSO MOVIMENTO DE OLHAR PARA O OUTRO COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA

 O meu nome é Piu. Como o som dos pássaros. Ana Piu. Na verdade quem oficializou o meu apelido de Piu, foi a querida Natércia, produtora cultural já falecida, e que coincidentemente fizemos uma turnê de teatro pelo Matogrosso. Entre vários lugares, apresentamos na aldeia Bakairi no ido ano de 1999, onde dormimos numa escola abandonada construída se a memória não me falha por jesuítas. Somos portuguesas. Bem, a Natércia nasceu no Ceará/ Brasil em 1935, mas fez a sua vida toda em Portugal. Não é motivo nem de vaidade nem de vergonha ser portuguesa ou deixar de ser. É um facto. E como somos sujeitos, sujeitas e sujeites históricos temos a possibilidade agir no tempo e no espaço. A Natércia foi uma militante defensora de justiça, igualdade e direitos dos trabalhadores e que chegou a ser presa várias vezes já na democracia, quando o neo liberalismo afiava as garras em prol duma união europeia onde os interesses económicos falavam mais alto. Chegou a me dizer que entre uma prisão e outra nunca quis fugir de Portugal, pois acreditava nos seus princípios e era lá que deveria estar e não fugiria como uma cobarde. Quem tu ' cu bardia'  tem medo, quem tem utopia voa mesmo quando tentam aprisionar. Tiro o chapéu a pessoas assim e nelas eu me inspiro, embora sem as romantizar ou idolatrar. Mas eu não vim aqui falar da Natércia, que se fosse viva faria este ano 85 anos.

Vim inicialmente expressar o  meu profundo agradecimento a todos os encontros profundos de troca, escuta e aprendizagem que tenho vivido no Brasil principalmente desde 2012, que foi quando me mudei definitivamente para cá. Que território instigante pela sua diversidade! Mesmo vivendo aqui há oitos anos e tendo uma filha brasileira desde o inicio deste século e milénio eu não vou nem quero negar a minha origem e o território que me viu nascer e também fez crescer, ao ponto de a um dado momento já me sentir um tanto ou quanto apertadinha nesse quintalito à beira mar plantado que se chama Portugal, e que em uma dada época foi denominado de Lusitânia.

A primeira vez que eu tive uma espécie de descarga elétrica desde o cérebro até ao dedão do pé, foi quando me veio parar à mãos um livro de capa preta, da Companhia das Letras, organizado pela antropóloga Manuela Carneiro da Cunha com 27 historiadores e antropólogos dum grupo de estudo da USP. " História dos Índios no Brasil. Encontrei esse livro numa biblioteca libertária no interior de Portugal. Essa descarga elétrica deveu-se ao facto de nunca me ter sido apresentado esse lado da História, nem na escola nem em lugar nenhum. Fiquei profundamente impressionada por constatar que quando não se contemplam e escutam todos os lados a História que nos é contada tem um monte de inverdades, mentirinhas e mentironas, manipulações e conveniências perversas. Devo dizer que a Manuela Carneiro da Cunha, que tive a oportunidade de assistir a uma aula dela, é portuguesa. Assim como o João Salavisa, co realizador do filme " Chuva é cantoria na Aldeia dos mortos" falado praticamente todo na língua dos Krahô e legendado, é português. E este filme realizado por uma mulher branca paulista e paulistana e contou com o apoio do Instituo Camões, ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, ambos pertencentes ao Estado português. É no mínimo justo e digno que assim seja para que os encontros e as trocas sejam respeitosas, criando vínculos de  confiança e alguns reparos, mesmo que ainda pequenos diante do que tem acontecido nos últimos 500 anos. O filme é incrível, tem uma fotografia que é como pintura.

Hoje é a abertura do incrível festival de documentário DOCLISBOA que está na 18° edição. A sessão de abertura será com o filme do realizador português José Barahona: Nheengatu- A Língua da Amazónia. Ótimo! Com esta me despeço, principalmente dos brasileiros e brasileiras chatos e chatas que desconsideram os indígenas, achando que são estorvo ou que já nem existem, ou os exotizam e os olham com paternalismo querendo vir dar lições de moral a alguém só porque tem nacionalidade portuguesa. " Vocês vieram-nos (?!?!?!?)" colonizar. Ihihih É melhor rir do que chorar, mas o que é facto é que a colonização e o genocídio a esses povos ainda está em curso e não houve ainda um único governo brasileiro que deixasse de ser responsável por isso. 

Com esta me vou e me fico para continuar a assistir ao seminário de escritores e escritoras indígenas. Muito bom os brancos abraçarem a causa e produzirem artística e intelectualmente como esses povos, mas agora quero ir na fonte e estar ao serviço do que puder apoiar, sem exotismo nem paternalismo e sim com humildade para absorver as suas vozes e silêncios.


A Piu

Campinas, SP 22/10/2020

 

Sem comentários:

Enviar um comentário