segunda-feira, 10 de junho de 2019

SE VOCÊ QUISER TOMAR BANHO DE CHAPÉU! TODO O HOMEM E UMA MULHER É UMA ESTRELA! *

" Aihaiah
Mediterrâneo agosto
Em pleno verão
Aihaiah
O sol a pino e eu faço
Uma revolução
Aihaiah
Eu só te quero a ti
Eu só te quero para mim
Agosto aqui para mim
Só ter um fim
É ter-te a ti
Só para mim
Agosto aqui
Só para mim " 

Radar Kadafi " 40 graus à sombra"


Em 1580 neste dia 10 de Junho falecia o Luisinho dum olho só. Esse tal de Camões deve ter visto tanta coisa que começou a piscar o olho para vida. Hmmm. Que tempos esses de trevas e luz! Quando o povo português de brandos costumes decapitou o rei em 1910 e instaurou a República fizeram este feriado. Depois em 1933 quando o Tonecas Sal de Azar agarrou-se ao poder durante quase cinco décadas fez deste dia o dia de Camões, de Portugal e da Raça. Como se existissem raças... Existem grupos, povos que estão mais ou menos isolados mas que sempre se misturam porque além das invasões, batalhas e conquistas a Humanidade sempre se misturou pela sua origem nómada. 

Assim sendo, se a partir deste momento for usado o termo mestiçagem é partindo do principio que todos somos mestiços desde o fundo dos tempos, com encontros mais amistosos e amorosos e outros mais brutais para subjugar o " outro" que também somos "nós". Ser-se racista é uma auto negação.

Nem sempre me lembro deste feriado que hoje se denomina o dia de Portugal. Principalmente quando me encontro fora do jardinzinho à beira mar plantado. Certa vez, em Cabo Verde, fui até ao Centro Cultural/ Teatro do Mindelo para contactar o responsável que por acaso é filho do José Mário Branco. A sua companheira, a do João Branco, recebeu-me e espantada disse-me que era feriado. Eu airosamente perguntei qual era o feriado. Eheheh Mas eu também fiquei espantada de se comemorar esse feriado ainda hoje em Cabo Verde. Mas se procurarmos no google esse feriado é também das comunidade portuguesas. Ok. Porque não?... Para isso também se faz feriado em todos os países onde estiverem comunidades portuguesas. Porque não? Eu que sei? ;)

No dia 10 de Junho em Portugal, principalmente em Lisboa tento saber onde vão estar os carecas armados em cães com pulgas para evitá-los, principalmente porque tenho a terrível mania de me fazer acompanhar de estrangeiros com distintas pigmentações.

Uma coisa é sabermos quais as nossas raízes e em que território vimos pela primeira vez a luz, mas como o mundo é redondo assim como o sol o cosmo é a nossa casa. Oh por exemplo, os pais do Espinoza que eram judeus portugueses fugiram da Inquisição para Amesterdão, pouquíssimos anos mais tarde da passagem do Camões pelo planeta terra onde morou na Ásia e em África. 

Moral da história: se o planeta terra é a nossa casa, todos são bem vindos e convidados a cuidar da mesma.

A Piu
Brasil, 10/06/2019

* Raul Seixas




Sem comentários:

Enviar um comentário