quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

GOSTAS MAIS DO PAI OU DA MÃE? - Série: LIBERDADE SEMPRE!

“(…) As pessoas costumavam dizer: “Gottfried não é um comunista, ele é um ser humano de verdade, ele é amável, bom generoso com quem está em apuros. (…)
O partido para ele, assim como para certo tipo de pessoas, uma espécie e absoluto, um Deus. (…) Mas espere… um homem que acredita que o Partido está sempre certo ( mesmo quando não está- um mero lapso temporário), um homem que obedece ao Partido como se fosse a própriaconsciência (…) De que modo existe uma possibilidade verdadeiramente terrível: suponhamos que Gottfried não fosse mais cem por cento comunista (…) suponhamos que estivesse numa posição onde era obrigado a executar ordens que odiava? Não é exatamente incomum no mundo comunista.
Gottfried foi assassinado em 1979. (…) Eu olhava para a frente, sem voltar a cabeça, nem de relance, para trás. Estava esperando meu futuro, minha vida real começar. Atrás de mim uma porta se fechara.”
LESSING, Doris “Debaixo da minha pele” , Prêmio Nobel- Companhia da Letras, Brasil 2007.
Volvidos 70 anos depois da II Grande Guerra, mais 17 sobre a queda do muro de Berlim e da respectiva Perestroika e fim da Guerra Fria, mais democratização aqui e ali já poderíamos ter passado a outro nível. As coisas não são dicotómicas. Se és anti capitalista és comunista. Se és comunista não bebes vinho francês e comes orelhinhas de criança logo pela manhã. Se amas o Amor universal viras-te as para Alá ou acreditas no cabeluda primeiro hippie comunista que é o Jesus, embora para muitos é um grande careta como convém para melhor se controlar os demais, fazendo uso e abuso da sua palavra como se tratasse duma pop star. Diante de tanta crendice, seja ideológica, religiosa e/ou partidária, lá vamos nós justificando as nossas misérias humanas e trocando solidariedade por caridade e de alguma forma compactuando com mentirinha aqui, mentirinha lá. Muitas vezes, ao não nos posicionarmos diante duma mentira, porque achamos que o Amor é universal ou que quem ergue a nossa causa é nosso irmão/ camarada/ companheiro sublinhamos e reproduzimos os velhos padrões. E que padrões são esses? Relações de poder com visão imperialista. Quantos acham que a sua verdade espiritual, ideológica deve imperar o mundo? Ufa … Ainda não conheci nenhuma instituição que não tentasse fazer lavagem cerebral e ao limite não olha a meios para atingir os fins, esquecendo dos laços afetivos e empáticos.
Assim sendo, desejo para nós todos neste ano de 2017 autonomia no pensamento e no agir, pois temos de travar o retrocesso obscurantista. A Europa está com uma curva acentuada à direita, tal qual há 70 anos atrás; as Américas voltam a mostrar o seu puritanismo e moralismo por conveniência. É tempo de nos voltarmos para nós mesmos. A maior revolução é a meditação. Tão silenciosa e íntima e eficaz. Deixemos-nos de ismos que nos separam e nos fazem compactuar com mentirinhas ou mentironas.
Abraços no coração a todos nós
A Piu
Br, 28.12.2016

Quebrando barreiras entre nós e desfazendo nós.
queda do muro de Berlim em 1989
Vitória para nós todos!
queda do muro de Berlim 1989

link interessante: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/12/de-novo-o-fascismo-um-ano-apos-como-conversar-com-um-fascista/

Sem comentários:

Enviar um comentário