segunda-feira, 22 de agosto de 2016


"Ah! Eu seu país é lindo! Estive lá há pouco tempo e me ajudou a desfazer uma série de preconceitos!" Ãã... Ou " Ah eu estive na sua terra. Certa vez eu perguntei se a padaria abriria e me responderam que sim, mas hoje está fechada. Ahahah"
Enfim, todo um exercício que requer uma grande presença de espírito e muita ética. Vamos então à breve listinha de princípios éticos e seus procedimentos:
1. Quando escutar isto em qualquer parte do mundo, seja qual for a sua nacionalidade, respire fundo. Pode fechar os olhos por momentos ou fixar a sua atenção no centro da testa, o tal do terceiro olho. Por vezes eu esbugalho os olhos de surpresa, mas também funciona. Não se pode precipitar nas palavras e alguns casos a pessoa já saca e muda de assunto.
2. Pode perguntar com firmeza e cordialidade: Você tem ideia de quais os preconceitos que o brasileiro e a brasileira sofrem no resto do mundo? Desculpe, mas eu não compactuo com preconceito. São perpetuadores de violência.
3. Pode também responder que não entende esse escárnio, esse desdém vindo dos irmãos brasileiros, visto a maioria terem origem portuguesa. A única coisa que posso concluir é que há uma negação de si mesmo.
4. Pode explicar a lógica da resposta da padaria e seus subtis contornos. A mais inocente é: a padaria abre, mas hoje não. É lógico ou não é? Também pode estar de brincadeira, num trocadilho de ideias e lógicas. A mais maliciosa: há um certo desdém de parte a parte. O portuga que responde isso ao brazuca para o lixar ao ponto de nem lhe informar qual a padaria que abrirá nesse dia.
Resumindo e concluindo: já é tempo de pararmos com esse ranço histórico que só atrapalha e revela ignorância de parte a parte. E fica aqui o aviso em especial ao meu povo português, aqueles que nutrem preconceito e acham que Portugal deveria continuar esse Império Triunfante (?!) usurpador: Vão dar banho ao cão, pá! E nos entretantos bebam uma caipirinha para amaciar os nervos seculares! Ao povo brasileiro, principalmente os branquelas equivocados: Vão estudar um pouco das vossas raízes e não temerem limpar as teias da memória, pois muitos dos vossos avós que vieram da "santa terrinha" vinham na penúria. Eles merecem que honremos a vida. Voltamos para isso. Para rirmos e abraçarmos-nos duma forma saudável, com amorosidade.
Ana Piu
Brazili, 22.08.2016
foto: Ralf Henze

Sem comentários:

Enviar um comentário