segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

UTOPIA DO ZECA: GENTE IGUAL POR DENTRO, GENTE IGUAL POR FORA

Naquela dia o professor de português chegou na aula e avisou: " No próximo dia não virei, pois vou ao funeral do Zeca." Não me lembro se ele perguntou se alguém não sabia quem era o Zeca, mas falou da sua admiração por ele. Eu, nos meus treze anos com discos do Zeca em casa antes mesmo de vir ao mundo e leitora assídua do Quino, pensei: " É dos nossos!". Sim, é dos nossos! Porque existem ainda " os outros" que falam a mesma língua, a mesma nacionalidade mas alimentam outros pensamentos e sentimentos. Este professor, duma escola pública que eu frequentava há dois anos, depois de frequentar uma privada durante seis anos era dos nossos, contrariamente aos fundadores da escola privada ou particular, como se queira chamar. Os pensamentos e sentimentos desses fundadores da privada eram e são ótimos para irem diretamente para a privada/ sanita e dar uma bela descarga. Retornados de Moçambique com aquele falatório que tinham tudo e perderam tudo e a criadagem que tinham?! Ai que infortúnio os "pretos"- passo a expressão- já não serem mais nossos criados! Ufa! Como nunca tive criados nem tenciono ter e uma das minhas avós o foi digo UFA! MIL VEZES UFA! É preciso muita colherada de óleo de fígado de bacalhau para enfrentar uma mentalidade dessas!

Imagino que para muitos portugueses terem que sair às pressas dos países lusófonos cuja independência adquiriu contornos de guerra civil tenha sido muito duro e em muitos casos injusto. Mas as transições também são assim... Pagam os justos pelos pecadores - e o que é pecado para uma alma libertadora e/ou libertária? É subjugar outro ser humano. Ao limite humilhar.

José Afonso, além de anti fascista foi anti imperialista, logo anti colonialista. Foi a sua canção Grandola Vila Morena que deu o mote na rádio para que o Movimento das Forças Armadas avançassem e dessem fim a uma guerra de 12 anos com as ex colónias africanas, 48 anos de ditadura e quase 500 anos de colonialismo 25 DE ABRIL SEMPRE! FASCISMO NUNCA MAIS! VIVA A LIBERDADE E VIVA QUEM LUTOU POR ELA!

Olhem, nem sabem o gozo que me dá escrever isto no Brasil a esta altura do campeonato! É aquele bom bom desembrulhado religiosamente para saborear em cada palavra e gesto equivocado acerca de alguns colocarem todos os portugueses e portuguesas no mesmo saco pejorativo. QUE SACO! ;) <3

Beijos e abraços igualitários, fraternos e libertadores!!!!!
ZECA SEMPRE NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!

A Piu
Brasil, 25/02/2019




Sem comentários:

Enviar um comentário