segunda-feira, 31 de julho de 2017

TER UM SORRISO ALVO É UM ÇA RA VA- Uma resposta diplomática é como um sorriso amarelo.




Há uns dias atrás a dentição deu de si. Faz parte. O Império também não deu? Fui ao dentista, que logo perguntou se era verdade que os brasileiros continuavam com a ideia que "nós" tínhamos roubado o ouro, sendo que " eles" não davam valor ao ouro e "nós" "só" lhes demos o seu devido curso... Ai que preguiça ter de explicar diplomaticamente que os brasileiros branqueados são equivocados em relação ao uso e abuso das terras, suas riquezas com a escravatura e genocídio dos povos nativos. Só pergunto: o que é que esse gajo, que é dentista, aprendeu na escola. Grande treta. Aqui vai uma resposta para ele e para aqueles que se fazem de monguinhas quando convém ou por pura ignorância: Uma resposta diplomática é como um sorriso amarelo.
O MUNDO ESTÁ CALADO E CHOVE
De repente, de um só golpe, acabam-se os gritos e os tambores. Homens e deuses foram derrotados. Mortos os deuses, morreu o tempo. Mortos os homens, a cidade morreu. Morreu em sua lei esta cidade de guerra (…)
Reina um silêncio que atordoa. E chove. O céu relampagueia e trovoa durante toda a noite. Chove.
Se empilha OURO em grandes cestas. OURO dos escudos e das insígnias de guerra, OURO das máscaras dos deuses, penduricalhos de lábios e orelhas. Pesa-se OURO e cotizam-se os prisoneiros. (…) enquanto o mundo está calado e chove.
Galeano, Eduardo “ Memória do fogo, Os Nascimentos”, LPM ed. São Paulo 1996.
Portugal, 14/07/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário