sexta-feira, 23 de outubro de 2015

BASTIDORES E CAMARINS ( série ARTIST IS NOT DEAD )

Há precisamente 20 anos atrás, em 1995, o meu pé caía na estrada por esses cafundós de palcos não reconhecidos, reconhecidos, renomeados e sem nome. Rua, palcos nacionais, hospitais, presídios, festivais de rua europeus, cafundós e periferias brasileiras. Uns anos antes, lá por 1990, as teatrices já tinham começado. Tanto a nível amador como de formação profissional. Naquele ano de 1995 lá estava eu no Alentejo dos meus avós, onde a memória dos saltimbancos remontava aos anos 40 e 50. "Levar o teatro onde o povo está", pensava eu de coração. No ano seguinte rumava para Paris, num tal de ano de 1996, ainda o Lecoq era vivo, com uma bolsa da Fundação Gulbenkian ( que honra! e privilégio verdadeiro!) para uma tal de École do Lecoq. A tal. A REFERÊNCIA MUNDIAL.
Hoje, no ano da graça do senhor de 2015 só posso sublinhar que é engraçado quando alguém vem achar que esta arte é muito fácil e que também a pode executar num estalinho de dedos, assim também como acho muito engraçado e fofinho quem acabou de se "formar" (sim porque a formação é uma vida inteira) criticar com olhar jornalistico aqueles que resistem na sua arte muita vezes sem um tostão para montar os seus trabalhos, mas que não ficam nem à espera de Godot, nem dos editais nem da aprovação do main stream.


Ana Piu
Pt, 23.10.2015

 

Sem comentários:

Enviar um comentário