sábado, 26 de fevereiro de 2022

CARTA A CLARICE


Querida Clarice, ontem na minha imersão entre arterapia e arte e educação conheci uma contemporânea tua: Lygia Clarck!! Conterrânea? Porque não!?.... Ela nasceu no mesmo planeta terra que tu, no mesmo ano que tu - 1920- mas num território do outro lado do mundo que viria a te acolher, a ti e à tua família judia vinda da Ucrânia, fugindo à perseguição russa que vem da época do Czar e que Stalin deu continuidade.

Acreditas, querida Clarice, que volvidos 102 anos, depois de teres chegado ao Brasil, a Ucrânia ainda tem que levar com esses marmanjos da Rússia?Acreditas que ainda haja quem, em nome dos direitos dos trabalhadores, da reforma agrária e da distribuição de capital dê vivas ao Lenin, Stalin e Putin?!?!?! Primeiro: colocar o Lenin no mesmo baralho do dos outros dois, sendo que tudo indica que este foi assassinado pelo camarada Stalin, Já o Putin , que pertencei à KGB, está no poder há uma mão cheia de anos depois da Perestroika. Volvidos 33 anos da cortina de ferro aparentemente cair esta volta a ameaçar erguer-se. O que é estonteante é como ainda haja quem aplauda o Putin, como se fosse um camarada que vem trazer a dignidade aos trabalhadores e meios de produção. Isso é ser teimosamente comunista ou psicopata que se apropria de ideologias? Esses aí são só a face duma mesma moeda. Talvez esta moeda tenha um formato escanifobético: EUA dum lado, Rússia do outro, Médio Oriente ( ou Oriente Médio...) do outro, China, Japão, Alemanha, Itália, França, Inglaterra.... Enfim, a Humanidade ainda repete as mesmas coisas com mais ou menso sofisticação em prole duma lógica patriarcal, neo liberal, de sede de poder, de dominio por aquilo que não lhe pertence, por desprezo pela vida. Agora coloquemos isso no micro: quem persegue alguém seja com menor ou maior intensidade é fascista. Quem acha que perseguir alguém, só por diversão,por exemplo ser hacker e cometer bulling via internet é apena suma brincadeirinhas precisa de ser avisado  firmemente.: além de ser babaquice, isso pode causar danos morais a quem não tenha jogo de cintura para lidar com essa piada de muito  mau gosto, ao limite é uma atitude fascista. Pode até postar coisinhas fofinhas que está do lado das feministas. Talvez seja para provar uma ou outra e palitar os dentes com várias? Qual o homem contemporâneo, informado que se quer sensivel às conturbações da Humanidade e do planeta quer compactuar com isso ou ser confundido com essa babaquice? 

Sim o Stalin e o Putin estão no saco dos fascistas. E você, homem que se quer e deseja inteligente, sensível e justo é estético e ético ter atitudes de fascistazinho de bolso? Sim, porque há os de bolso e outros de mala de porão. Os de bolso nós sacudimos para ver se arejam as ideias, já os de porão deixá-los estar no porão para ver se se decompoeem e se transmutam em luz celestial, para não desmentir que estamos nesta virada para a Nova Era. Porque mais parece o retorno da Velha Bera*.

Mais tarde vou novamente mergulhar no trabalho da artista visual e arte terapeuta Lygia, que é tão inspirador como eu teu trabalho literário que já conheço há muito. No próximo texto falarei sobre essa questão das pobres meninas ricas e essas questões das oportunidades e privilégios.

* bera- termo da giria portuguesa que significa que tem boa aparência, mas nenhum valor. Que revela mau carácter, maldade, malevolência.

A Piu

Br, 26/02/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário