sexta-feira, 20 de novembro de 2020

DANÇANDO, CANTANDO E ATUANDO NO ESCURO E NA LUZ SEM TRETA

 Daqui a pouco a pouco. umas horitas vá considerando que a diferença são de três horas do Brasil para a Islândia, a querida, talentosa e trabalhadora Bjork  faz CINCO E CINCO ANOS!!! UMA SENHORA! PARABÉNS BJORK E VIDA LONGA, LEVE, DE RISO SOLTO E MUITO AMOR!!!

Bjork significa menina da Islândia. Bjork também é o nome de uma árvore ( birch tree ou bétula). Essa menina da Islândia lembra-nos que somos nas raízes nómadas. Ao pesquisar sobre como foi povoada aquela ilha ao norte da Europa, encontram-se os vikings e as mulheres celtas, que foram levadas ao que consta à força. A Bjork tem traços esquimós. Será que ela é tataraneta dum(a) xamã esquimó que chegou à ilha há muito tempo atrás?

Bjork é uma menina árvore força da natureza, como todas nós podemos ser. Ela brilha desde pequenita. Filha  dum eletricista e sindicalista e duma homeopata e ambientalista viveu com a mesma numa comunidade  hippie. Foi estimulada a gravar lá pelos 10/ 11 anos, muito antes do Lars Von Triers, o cineasta dinamarquês, convidá-la para protagonizar: Dance in the Dark- dançando no escuro-  em 2000. 

Da minha parte eu conheço a Bjork antes de conhecer o Lars. E o Gling- Gló para mim é  O ALBÚM, mesmo que não entenda uma única palavra de islandês. Pelo menos há 25 anos a escutar essa pérola dessa menina mulher moça com ar dócil, inocente. Ela é carismática. Tem uma sensualidade muito dela e parece que quase não envelhece. Mas não significa que a devam infantilizar ou infernizar-lhe a vida. Por exemplo, um fã obcecado e também racista, antes de se suicidar enviou-lhe uma encomenda explosiva do outro lado do oceano até à sua morada em London city. Se existem anjos da guarda ou não cada um cuida das suas crenças, mas que a Scotland Yard fez muito bem o seu trabalho fez! Já o caso do director star Lars Von Triers é aquela pedra no sapato que a Bjork trouxe a praça pública quase depois de duas décadas. Primeiro sem falar o nome do sujeito, embora dizendo que tinha sido assediada por um cineasta dinamarquês. Também aqui ninguém é parvo, bobo, zé mané para não desconfiar que ela fala do realizador de " Os Idiotas", do " Melancholia", do " Dogville", de " Ninfomaníaca" etc etc e etc

Vejam como a Bjork fica apreensiva em falar o nome do sujeito que na frente duma equipe de filmagem joga cadeiras pelos ares porque é contrariado nos seus convites de fazer sexo com a atriz, cantora acrescido à fantasia de fazê-lo na frente da sua esposa. Que a Bjork tem que fugir para outro quarto da equipe no hotel porque bixo não se  controla.  A esposa, segundo o google, ainda está com ele. Escolhas... Ou não... Não escolher cair fora é também uma escolha. Não escolher pedir ajuda e aturar um fulano é também uma escolha. Como tal não nos nos vitimizarmos para lá da conta e nos responsabilizarmos pelas nossas posturas frente a um idiota que acha que tem o mundo na mão e ainda vem desmentir em praça pública o modo nada profissional, muito menos respeitoso em relação a outro ser seja de qual orientação sexual for, é no mínimo cobarde. 


Não sei se a Bjork o processou ao fim de tanto tempo. Talvez não. Mas fez o seu papel: alertar para que outras atrizes não passem pelo mesmo ou pelo menos se posicionem e façam ver ao idiota que escolhe ser como é e acha que é o melhor do seu bairro que o seu brilho é opaco.  Uma espécie de aviso que este pode e deve escolher fazer terapia, pois é um ganho para a humanidade. Dever-se-ia dar óscares e ursos de ouro a bons cineastas como ele, mas só com a condição de serem éticos. 

A Bjork com certeza conhecerá a lei que a protege e que pode meter esse fulano em apuros, mas a sua chapada com luva branca talvez faça parar o Lars do alto da certeza da sua impunidade, pois a opinião pública é potente e e a Bjork saber que não está só é um exemplo para todas nós. Quem é alvo de assédio e outros abusos conhece a lei. Se não a conhece deveria conhecer. Só um idiota para achar que não está a ser poupado e que pode continuar impunemente sem que ninguém saiba. Vá! Vai-te lá tratar e  deixa as pessoas em paz. Torcemos por ti. Eu pelo menos torço.

VIDA LONGA, DE RISO SOLTO E VOZ QUE TOCA A ALMA PARA TI BJORK, TIRANDO DO TEU CAMPO OS IDIOTAS DA VIDA, DANDO-LHES OPORTUNIDADE DE BAIXAREM A BOLA E REPENSAREM QUE A IDIOTICE NÃO COMPENSA!


A Piu

B'Olhão Geral Zen SP 20/11/2020






Sem comentários:

Enviar um comentário