quarta-feira, 16 de setembro de 2020

EH PÁ! OH PIU, PÁ! LÁ TÁS TU, PÁ! NEM UMA IMAGEM PARA ILUSTRA O TEXTO, PÁ!?

 Quando chegou a oportunidade de viajar até ao Chile, eu estava super mas super feliz!! Quando fico feliz  os olhos tornam-se faróis, assim como quando fico chocada. Sempre que viajo fico muito feliz, no caso para um festival de teatro lambe lambe era a grande cereja no cimo do bolo. Quando viajo fico feliz não hesito de declarar que amo a vida e quem a ama. O que me choca? A boçalidade, a frieza das suposições e do fasquiamento por baixo,da competição que almeja poder,a insensibilidade e resistência ao deslocamento de um até ao outro. Isto é, a dificuldade em se ser empático, nivelando os demais pela nossa realidade e mundinho. 

Daqui a uns dias é o meu aniversário,quanto a mim num tenho ' proglemas ' nenhuns de falar a idade que tenho, pá! Essa coisa de sermos sempre jovens e crocantes o tempo inteiro é manobra da sociedade capitalista, consumista. Além de que no anos em que nasci,1973, fez-se música MUITO BOA!!!!Por exemplo, só por exemplo, em que ano os Secos e Molhados lançaram aquele carismático disco que contempla :Rosa de Hiroshima?

No mês e no ano em que nasci, no caso em Lisboa/ Portugal seis meses antes da queda dos faxixi, acontecia algo muito catastrófico no Chile.  A 16 de Setembro de 1973, o querido director de teatro, músico, poeta Victor Jara, foi tolhido por esse general Augusto que primeiramente tolhia o Salvador Allende. A 23 de Setmbro de 1973 o poeta Pablo Neruda também se foi... Foi uma morte mais "diplomática" mas há quem diga que foi induzida. 


Concordemos ou não com as ideologias que estes seres, como tantos outros que foram torturados e desaparecidos, os mesmos não merecem o trato que tiveram. Na realidade ninguém merece maus tratos, mesmo aquele carrasco mais carrasco que possamos imaginar. E isto também se adequa aquele pessoal, que duma forma mais leviana e burguesota faz posições confusas sobre a força e o valor do nosso trabalho. Suposições essas que se assentam na mediocridade duma lógica que aos mesmos compete no seu dia a dia,  que é de comparação e opinar e julgar, muitas vezes duma forma homofóbica e sexista, sobre áreas e situações que desconhece. Nomeadamente o meio da arte, seus meandros e critérios. Como já dizia o outro: Xô xua á cada macaco no seu galho. E eu ainda digo mais: Xô xua à! Vamu lá silenciá em vez de opiná por opiná!. Bom. Adiante. 

 Gostaria de escrever hoje um texto sobre o sagrado feminino e o masculino mais os compromissos toltecas que se assentam: Seja impecável com a sua palavra ( fale para desconstruir e reconstruir e não para destruir,  acrescento). Não leve nada para o lado pessoal ( grane dica para todes nós!) . Não tire conclusões ( precipitadas, acrescento) e.... e... SEMPRE DÊ O SEU MELHOR - que é ficar de boa e ir limpando o sarcasmo, por exemplo. As piadinhas sem graça plenas de juízos de valor, moralismo pornográfico ao estilo do stand up commedy de baixo nível. O sarcasmo ou o desdém , habitado por fantasias e fetiches duvidosas, é um veneno que alguém tenta jogar no outro mas que está dentro de si. Achando que é o bambam do homem branco hetero , caridoso com os pobrezinhos e raivoso com ricos que nem sempre são ricos mas só de aparência porque não é  rico como os mesmos," intelectualizado" (?!) pode até ser intelectualizado, mas pouco informado e até desconhecedor do que é sabedoria. Colocando esta, a sabedoria, num rótulo de religião descartavel.  Uma distorção da inocência de nos sabermos vivos e queremos o melhor para todos que era o que estes poetas almejavam. Um país onde quem era do campesinato e do proletariado tinha o seu trabalho valorizado, muito mais do que verborreias de funcionários públicos ditos pensantes, de cargos entediantes. Agora foi de propósito este chute na presunção dos que tiram conclusões precipitadas sobre a pigmentação alheia, a orientação sexual alheia, as escolhas de vida e o que é ser artista e viver desta profissão com dignidade, por  exemplo, sem o ser, sempre querendo assumir uma de irmãozinho mais velho a querer dar conselhos padrecos e a desdenhar das mulheres fazendo de conta que as apoia. Achando que as mesmas são competitivas. As manas que são manasnão são competitivas, pá! Assim como os manos que são manos, pá. Há lugar para todes, pá! O mundo é abundante e não se resume ao sexo fácil, esturpante, invasivo como se fazem com as terras e as comezainas de buffets fartos de origem comprometedora. O mundo tem comida e oportunidades para todes, pá!  O mundo ´maior do que o nosso mundinho de ideias feitas e rarefeitas, pá! O mundo é maior do que os poderes e lógicas patriarcais de afirmaçõe viris fajutas. O mundo é maior que o milhões eo status quoquoroquoquo. Mas esse texto, pá, fica para a próxima, pá! 


VICTOR JARA ! PABLO NERUDA SEMPRE VIVOS NA MEMÓRIAS COMO SEUS E SUAS  COMPANHEIRAS!!!


A Piu

Brasil, 16/ 09/2020


Sem comentários:

Enviar um comentário