quinta-feira, 25 de abril de 2019

APRENDER A APRENDER O CAMINHO DO AMOR

Este livro foi emprestado duma biblioteca público. Em havendo bibliotecas a leitura é democrática. Hoje com a internet é só uma questão de motores de busca. Palavras, por exemplo: ecologia emocional. Há desculpa para vivermos desinformados?

E cá estamos para mais um 25 de Abril, feriado nacional em Portugal em que se comemora o dia da Liberdade e a queda do fascismo. No Brasil existe algum feriado semelhante? Seria importante. Muito importante. Quando pensamos e falamos sobre Liberdade é urgente falar da condição da mulher ao longo da História que tem sido pautada e contada do ponto de vista de vencedores e vencidos, impérios, batalhas e guerras. Quem estudou a fundo na escola sobre as relações que as pessoas estabelecem umas com as outras através da criatividade, dos sonhos, sentimentos, pensamentos positivos, entre ajuda, amor à vida? Não me refiro às instituições religiosas que nos últimos milénios estiveram associadas ao poder político oligárquico, logo cometeram e cometem atrocidades que estão muito distantes do amor universal que pregam.

Quem conta a História do ponto de vista da mulher, seja esta branca, negra, parda, mestiça e outras pigmentações? A História das Mulheres nãose reduz a ter menstruação, a ter ou não ter filhos, a casar ou não casar. Por isso a Inquisição as perseguiu, porque sabia o poder da sabedoria e conhecimento das mulheres. Por isso até hoje muitos se assustam com o potencial feminino, como se renegassem o próprio ventre onde um dia foram gerados e moraram por aproximadamente nove meses.

" O ser humano é maior do que a guerra..." O ser humano é desejo, é cortejar, abraçar a vida, honrá-la, apreciá-la, saber-se merecedor de amar, respeitar e ser amado e respeitado. Isso sim é revolucionário. Os Adolfos e os Stalinhos que são fantasmas famintos, carentes, que também habitam dentro de nós ( embora seja mais fácil apontar bodes expiatórios, e se estes abusaram do poder foi porque alguém os apoiou)  que se dissipem com um sopro profundo e consciente.

Vitoriosos são aqueles que se dispõem a seguir o caminho do coração. A aprender a aprender o caminho do Amor.  O resto é ruído e obscurantismo. 

A Piu
Brasil, 25/04/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário