segunda-feira, 1 de outubro de 2018

VELHICE- - um dos quatro inimigos internos

Teatro Balbinas Beduinas ( Ana Piu) em Évora \ Portugal 2012

Um bem haja para todxs neste Dia Internacional do Idoso!!! Honrar o Idoso é honrar a Vida.

" O homem estará, então, no fim de sua jornada do saber, e quase sem perceber encontrará seu último inimigo: a velhice!  Este inimigo é o mais cruel de todos, o único que ele não conseguirá derrotar completamente, mas apenas afastar.
" É o momento em que o homem não tem mais receios, não tem impaciências de clareza de espírito... um momento em que todo o poder está controlado, mas também o momento em que ele sente um desejo irresistível de descansar. Se ele ceder completamente o seu desejo de se deitar e esquecer, se ele se afundar na fadiga. terá perdido a última batalha, e seu inimigo oreduzirá a uma criatura velha e débil. Seu desejo de se retirar dominará toda a sua clareza, seu poder e sabedoria.
" Mas se o homem sacode sua fadiga e vive seu destino completamente, então poderá ser chamado de um homem de conhecimento, nem que seja no breve momento em que ele consegue lutar contra o seu último inimigo invencível. E esse momento de clareza, poder e conhecimento é o suficiente.'


CASTANEDA, Carlos " A Erva do diabo- um bruxo índio revela a realidade que existe dentro das alucinações" titulo origuinal " The Teaching of Don Juan"(1968) ( tradução de A Piu: Os ensinamentos de Dom Juan" . Edibolso, São Paulo: 1976.
nota: os inimigos internos são o medo, a clareza, o poder e a velhice

Sem comentários:

Enviar um comentário