segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CLAREZA- um dos quatro inimigos internos

(...) Uma vez que o homem venceu o medo, fica livre dele o resto da vida, porque em vez de medo, ele adquiriu a clareza... uma clareza de espírito que apaga o medo. Então, o homem já conhece os seus desejos; sabe como satisfazê-lo. Pode antecipar os novos passos na aprendizagem e uma clareza viva cerca tudo.  O homem sente que nada se lhe oculta.
" E assim ele encontra seu segundo inimigo: a clareza! Essa clareza de espírito, que é tão difícil de obter, elimina o medo, mas também cega.
" Obriga o homem a nunca duvidar de si. Dá-lhe a segurança de que ele pode fazer o que bem entender, pois ele vê tudo claramente. E ele é corajoso porque é claro; e não pára diante de nada porque é claro. Mas tudo isso é um engano; é como uma coisa incompleta. Se o homem sucumbir a esse poder de faz-de-conta, terá sucumbido a seu segundo inimigo e tateará com a aprendizagem. Vai precipitar-se quando devia ser paciente, ou vai ser paciente quando devia precipitar-se. E tateará com a aprendizagem até acabar incapaz de aprender qualquer coisa mais."

CASTANEDA, Carlos " A Erva do diabo- um bruxo índio revela a realidade que existe dentro das alucinações" titulo origuinal " The Teaching of Don Juan"(1968) ( tradução de A Piu: Os ensinamentos de Dom Juan" . Edibolso, São Paulo: 1976.
nota: os inimigos internos são o medo, a clareza, o poder e a velhice


Sem comentários:

Enviar um comentário