segunda-feira, 1 de maio de 2017

NAMACHÁ!


Visto ter ficado na lista de espera dum encontro de comunicação não violenta que está a acontecer em São Paulo, o amigo you tube google tomou a vez com algum discernimento de sair de casa para participar de uma dança circular meditativa para relembrar que a minha ancestralidade é pagã. Importante o encontro presencial. Muito importante! Não só para compartilharmos de momentos com uma outra qualidade social assim como percebermos que somos tão iguais e diferentes.
Sim, tudo indica que estamos a entrar na Nova Era. Vivemos momentos em que as pessoas cada vez mais sentem necessidade de olhar para dentro e estarem conectadas entre si. Isso é uma prática, assim como a prática da comunicação não violenta. A espiritualidade é a espiritualidade, independentemente de ter virado moda, assim como um produto comercializavel.
Nós temos as nossas sombras,como temos a nossa luz interior. A questão não estar sempre de luz acesa, tal qual neon, e sim como lidar com as nossas inúmeras sombras. Eu desconfio de quem tenta impingir aos outros as suas correntes religiosas e espirituais, as suas mensagens de luz e paz com campanha para comparecer em alguma reunião duma qualquer igreja. Desconfio porquê? Primeiro, porque impingir algo, por melhor que seja a causa, é invasivo. Depois, muitas vezes, no convívio mais próximo podemos observar que quem tem essa necessidade extrema de evangelizar os demais ainda está no primeiro nível de maturação do Eu, em que Ego fala muito mais alto, com as suas tiranias de querer tudo controlar e protagonizar. Ah! E ter a verdade! Com a máscara da bondade e da serenidade! Ufffff ( olha a tua sombra, Piu!)
Então, cabe a cada um de nós de baixar a bola ao nosso ego e elevar o nosso Eu Superior com os mecanismos dos quais nos melhor identificamos. Uns caminham, outros acendem velas num altar, outros fecham os olhos e abraçam uma árvore ( eu faço isso! :) além de caminhar e olhar o mar, entre outras coisa), outros rezam, outros escutam música, criam música, escrevem. Cada um é livre de encontrar o seu caminho, vigiando-se para que não sejam invasivos com a sua imposição de "paz e luz"; "deus te abençoe", para os outros. Porque estas frases quando não vem do coração é mais um cliché como outro qualquer.
Quanto a este texto abaixo, é interessante mas tem por vezes uma escrita um pouco impositiva...Por exemplo: "Me dê tua profundidade." A minha sombra logo responderia: " Dou se eu quiser! Eu partilho a profundidade com quem eu quiser!" Mas não! A comunicação não violenta está aí para nos relembrar que podemos agir sem reagir. Podemos agir com humor, por exemplo. É uma forma de extravasar com amorosidade. Não somos sempre amor,mas podemos ter humor e podemos-nos posicionar com boa energia. Sermos mais leves uns para os outros. E rir das nossas crenças mais profundas. Isso é saudável! Não nos levarmos demasiado a sério é muito saudável!
Namachá!
Piu
Brasil, 30/04/2017

https://elementochao.wordpress.com/2016/01/07/a-baboseira-de-amor-e-luz-da-nova-era/

Sem comentários:

Enviar um comentário