segunda-feira, 1 de maio de 2017

A ARTE DE SER E ESTAR


Aqui estou eu mais numa corrida, mais numa viagem em visita aos meus mais recentes amigos e amigas duma Instituição de Longa Permanência de Idosos. É um imenso prazer voltar a uma das minhas práticas artísticas, após a epopeia dum mestrado em Antropologia Social sobre o tema: a interacção do palhaço com idosos residentes em instituições.
Tem sido uma grande oportunidade de aprimorar a escuta, o estado de palhaço que é o de atenção e prontidão. E rever a qualidade de estar comigo mesma e com o 'outro'. Além de ter a oportunidade de me confiarem memórias de vida que me ajudam a entender melhor o ser humano no geral e o Brasil no especifico.
Penso que só ao fim duns 10 anos de oficio eu comecei a me auto denominar de Artista. A partir dessa epoca eu apresento-me assim. Não é vaidade, e sim orgulho na dedicação , na doação. Sim, eu dedico a minha vida a isso, eu estudei e estudo para isso, eu sempre vivi profissionalmente disso. Então, esse é o foco: viver dignamente do ofício, da nossa profissão . Porque este ofício, esta profissão pode e deve ocupar um lugar nesta sociedade que necessita tanto de empatia, olho no olho, toque, humor, amorosidade e escuta sem juizo de valor.
" Mais uma corrida, mais uma viagem. Fim de semana para ganhar coragem. " ( Sérgio Godinho) :)
A Piu
Brasil, 27.04.2017


" Aqui e agora, entre o cômico,
o onírico e a eternidade" Texto: Patrícia Lauretti

http://www.unicamp.br/unicamp/ju/660/aqui-e-agora-entre-o-comico-o-onirico-e-eternidade


Foto de Ana Piu.

Sem comentários:

Enviar um comentário