quinta-feira, 20 de outubro de 2016

CARTA ABERTA AO JOÃO RICARDO


Hoje, deste lado do oceano que alguns dizem que é o novo mundo mas é ancestral mais que demais, comecei o dia pensando com o os meus botanitos um texto que consiste numa lista de características de algumas mulheres machistas. Mas o estado de saúde comprometido do querido colega amigo e meu encenador em dois trabalhos fez-me voltar aqui, a este texto que agora escrevo. Vou chamar carta aberta, não pelo João Ricardo ser uma figura pública, que também é, mas porque nutro uma imensa admiração e carinho por esse ator de teatro, tv e cinema, palhaço, bufão, encenador. Nestes quase cinco anos que me encontro em terras tropicais várias pessoas queridas partiram: o compositor e pianista Bernardo Sassetti, os palhaços hospitalares do Operação Nariz Vermelho: Beatriz Quintella, Zé Ramalho e a Maria Zamora, o incrível ator de andas/ pernas de pau com quem tive o prazer de atuar por essa Europa Jean Pierre e a minha avó ( não é famosa a não ser no nosso meio familiar, mas a pessoa mais querida que apesar da idade avançada ainda estou a digerir a sua ida para outro plano). Essas partidas não me deixaram de abalar... Tenho percebido, que tenho andado a bater mal embora aceitando o que a vida nos traz. Isto é, morrendo por dentro e renascendo. Pois a única certeza que temos é que um dia morremos. Então, nos intervalos aproveitemos para renascer com mais alegria e vitalidade. E tu João Ricardo, espero que recuperes logo e que todos nós te possamos homenagear em vida e quem sabe ainda nos encontrarmos para nos rirmos juntos, como sempre fizemos.
Abraço do fundo do coração aqui da Piu
Brasil, 201.10.2016
Adaptada pela escritora Hélia Correia para um público infantil e juvenil, esta peça intemporal de Shakespeare, encenada por João Ricardo, remete para um mundo onírico e maravilhoso de fadas, reis e raínhas e pretende promover a aproximação de crianças e jovens ao teatro, bem como fomentar a apetência, através da expressão teatral, pela mitologia clássica.

tradução e versão infantil Hélia Correia
encenação João Ricardo
cenografia Rui Francisco
figurinos Maria Gonzaga
desenho de luz Bruno Gaspar
produção executiva Cultur Project
interpretação Ana Piu, Ana Rocha, André Amálio, Edmundo Rosa, Filipe Valentim, Francisco Brás, João Gualdino, João Pedreiro, Lavínia Moreira, Lília Matos, Maria Gil, Paula Só, Pedro Gil, Rita Martins, Sara Gonçalves
visitar: http://www.teatro-dmaria.pt/pt/calendario/sonho-de-uma-noite-de-verao-2-2/
 — em Teatro Nacional D. Maria II 

Sem comentários:

Enviar um comentário