segunda-feira, 16 de maio de 2022

ESTUDOS PARA NOVAS FORMAS DE NOS ENCONTRARMOS

 

" Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê. ( 7X )
Fui chamado de cordeiro mas não sou cordeiro não.
Preferi ficar calado que falar e levar não.
O meu silêncio é uma singela oração.
Minha santa de fé.
Meu cantar.
(Meu cantar)
Vibram as forças que sustenta o meu viver.
(Meu viver)
Meu cantar.
(Meu cantar)
É um apelo que eu faço a Nãnaê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê. ( 4X)
O que peço no momento é silêncio e atenção.
Quero contar o sofrimento que eu passei sem razão.
O meu lamento se criou na escravidão...
Que forçado passei.
Eu chorei.
(Eu chorei)
Sofri as duras dores da humilhação.
(Humilhação)
Mas ganhei, pois eu trazia Nãnaê no coração.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê. (7X)"
Mateus Aleluia - ' Cordeiro de Nanã'
A 13 de Maio de 1888 é assinada a lei Áurea em que a abolição da escravatura no Brasil é oficializada, muito caminho ainda há a percorrer até então, nomeadamente o fim da segregação e da criminalização do povo negro. Não esquecendo que não se comemora nenhum feriado nacional e esta lei é assinada já na Independência do Brasil. - Portugal tem as suas dívidas ainda por liquidar, mas conhecer a História do próprio país e seus contornos complexos é um serviço à Humanidade. Que lugar ocupamos enquanto sujeitos históricos e que narrativas e ações adotamos?
Neste dia 13 de Maio também é dia dos pretos velhos no Brasil. Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice (...) São entidades que tiveram, pela sua idade avançada, o poder de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria.
Ligados geralmente à vibração de Omolu, costumam fumar cachimbo, realizar benzimentos com ramos de arruda, rezando com terço e aspergindo água fluidificada. As baforadas com fumo são, segundo a crença umbandista, para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. ( fonte wikipedia)
Foto: tecido de fundo vindo de Angola com cabeça feita de biscuit em suporte provisório (Ana Piu)




Sem comentários:

Enviar um comentário