segunda-feira, 9 de outubro de 2017

COMO IDENTIFICAR SEXISTAS FOFINH@S ( Parte I)




Selfies é algo novo para mim. Não tenho os lábios carnudos e para a pose tendo sempre a fazer macacada, palhaçada. E aí começa a grande questão que assobia atrás da orelha. Como sermos femininas com a nossa feminilidade genuína sem nos subjugarmos a comportamentos patriarcais? Como sinalizar e descontruir toda uma série de estereótipos sem deixarmos de ser quem somos?
Há as mulheres. Há os homens. E aquelas e aqueles que querem assumir transexulidade por motivos vários, sejam estes biológicos, culturais, sociais e em muitos casos traumas de infância em toda essa história.
A lógica patriarcal está aí. É uma lógica de conquista, subjugação e poder.
Vamos ao que interessa: COMO IDENTIFICAR UM(A) SEXISTA FOFINH@
Sexismo é segregação. Desunião. Sexismo é movimentar os nossos comportamentos a partir do género e sexo. Como redutor que é cansa. Exaure. Ser sexista é não ter consciência do quanto isso limita e é medíocre. Desperdiçam-se amizades, até amores e parcerias profissionais em nome do ego, da vaidade.
Um ou uma sexista fofinh@ por se achar mais que demais, duma provável gostozice sem limites tem o poder de colocar, eventualmente, as pessoas umas contra as outras. As mais desatentas e inseguras. Quem é sexista tem insegurança. Quem alinha nisso... Idem idem aspas aspas. Ser sexista é achar que @ outr@ é frac@ e precisa de protecção.... Que desprotecção.... Podemos levantar bandeiras libertárias, feministas, da mulher sagrada e tal mas se não olharmos para nós, para as nossas companheiras e companheiros com olhos de ver e sentir... Oh meu amigo! Atira-te ao mar e diz que te empurraram!
Tod@s somos muito mais. Uma questão de cada um(a) fazer a sua parte.
PiU
Braiziu, Out.2017

Foto de Ana Piu.

Sem comentários:

Enviar um comentário