sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PODER- um dos quatro inimigos internos

" O poder é o mais forte de todos os inimigos. E naturalmente, a coisa mais fácil é ceder; afinal de contas o homem é realmente invencível. Ele comanda; começa correndo riscos calculados e termina estabelecendo regras, porque é um senhor.
Um homem neste estágio quase nem nota que seu terceiro inimigo se aproxima. E de repente, sem saber, certamente terá perdido a batalha. Seu inimigo o terá transformado num homem cruel e caprichoso. (...) Um homem que é derrotado pelo poder morre sem realmente saber manejá-lo. O poder é apenas uma carga em seu destino. Um homem desses não tem domínio sobre si, e não sabe quando ou como usar seu poder. (...)

- E  como o homem pode vencer seu terceiro inimigo, Don Juan?
- Também tem de desafiá-lo, propositadamente. Tem de vir a compreender que o poder que parece ter adquirido na verdade nunca é seu. Deve controlar-se em todas as ocasiões, tratando com cuidado e lealdade tudo o que aprendeu. Se conseguir ver que a clareza e o poder, sem controle, são piores do que os erros, ele chegará a um ponto em que está tudo controlado. Então, saberá quando e como usar o poder. E assim terá derrotado seu terceiro inimigo."

CASTANEDA, Carlos " A Erva do diabo- um bruxo índio revela a realidade que existe dentro das alucinações" titulo origuinal " The Teaching of Don Juan"(1968) ( tradução de A Piu: Os ensinamentos de Dom Juan" . Edibolso, São Paulo: 1976.


nota: os inimigos internos são o medo, a clareza, o poder e a velhice
Pôr do sol no deserto de Sonora

Sem comentários:

Enviar um comentário