terça-feira, 25 de setembro de 2018

A VIAGEM PELO CAMINHO DO CORAÇÃO*

- Tem de ser um homem forte, e sua vida tem de ser verdadeira.
-  O que é uma vida verdadeira?
- Uma vida vivida com propósito, uma vida forte e boa.
CASTENEDA, Carlos " The Teaching of Don Juan"(1968) 
Meu benfeitor certa vez me contou a respeito, quando eu era jovem, e meu sangue era forte demais para poder entendê-la. Agora eu a entendo. Dir-lhe-ei qual é: esse caminho tem coração? Todos os caminhos são os mesmos: não conduzem a lugar algum.  São caminhos que atravessam o mato, ou que entram no mato.  Em minha vida posso dizer que já passei por caminhos compridos, compridos, mas não estou em lugar algum. A pergunta do meu benfeitor agora tem um significado. Esse caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom; se não tiver não presta. Ambos os caminhos não conduzem a parte alguma; mas um tem coração e o outro não. Um torna a viagem alegre; enquanto  você o seguir, será um com ele. O outro o fará maldizer sua vida. Um o torna forte; o outro o enfraquece.

CASTENEDA, Carlos " A Erva do diabo- um bruxo índio revela a realidade que existe dentro das alucinações" titulo origuinal " The Teaching of Don Juan"(1968)  ( tradução de A Piu: Os ensinamentos de Dom Juan" . Edibolso, São Paulo: 1976.

* Titulo de A Piu


- Procure e veja as maravilhas em volta de você. Está cansado de olhar só para si, e essa fadiga o torna surdo e cego para todo o resto.
- Tem razão, Dom Juan, mas como posso modificar-me?
- Pense na maravilha de Mescalito brincando com você. Não pense em mais nada: o resto virá por si.
CASTENEDA, Carlos " The Teaching of Don Juan"(1968)

Sem comentários:

Enviar um comentário